v. 1 n. 1 (2020): Residências Multiprofissionais no Brasil: pensando a prática na Saúde

Revista Eletrônica de Políticas Sociais e Sociedade – SERPOS é um periódico oficial da Associação dos Docentes da Universidade Estácio de Sá e tem como objetivo publicar artigos de pesquisa acadêmica originais na área de Políticas Sociais. Nesta edição, traz ao debate o tema "Residências Multiprofissionais no Brasil: pensando à prática na Saúde."

Segundo Gonçalves (2018, p.167): 

As Residências Multiprofissionais em Saúde atendem a perspectiva de formação de profissionais de saúde em serviço. Possibilita um campo de qualificação para diversas categorias “não-médicas” por meio de um complexo de atividades que extrapolam os limites das salas de aula em busca da almejada articulação entre teoria e prática, se configurando como experiência ímpar de pós-graduação lato sensu. 

Dentre as atividades que compõem o processo de formação da residência multiprofissional estão aulas teóricas e teórico-práticas, além de atividades interdisciplinares e intersetoriais, por meio da interlocução com outros níveis de atenção em saúde, participação em eventos científicos e produção acadêmica. Estas atividades possibilitam apreender de maneira diferenciada a dinâmica do trabalho em saúde e os impasses postos a efetivação dos princípios dos Sistema Único de Saúde inscritos pela Reforma Sanitária, tal como analisamos anteriormente. 

 

Publicado: 2021-04-19