Edições anteriores

  • Residências Multiprofissionais no Brasil: pensando a prática na Saúde
    v. 1 n. 1 (2020)

    Revista Eletrônica de Políticas Sociais e Sociedade – SERPOS é um periódico oficial da Associação dos Docentes da Universidade Estácio de Sá e tem como objetivo publicar artigos de pesquisa acadêmica originais na área de Políticas Sociais. Nesta edição, traz ao debate o tema "Residências Multiprofissionais no Brasil: pensando à prática na Saúde."

    Segundo Gonçalves (2018, p.167): 

    As Residências Multiprofissionais em Saúde atendem a perspectiva de formação de profissionais de saúde em serviço. Possibilita um campo de qualificação para diversas categorias “não-médicas” por meio de um complexo de atividades que extrapolam os limites das salas de aula em busca da almejada articulação entre teoria e prática, se configurando como experiência ímpar de pós-graduação lato sensu. 

    Dentre as atividades que compõem o processo de formação da residência multiprofissional estão aulas teóricas e teórico-práticas, além de atividades interdisciplinares e intersetoriais, por meio da interlocução com outros níveis de atenção em saúde, participação em eventos científicos e produção acadêmica. Estas atividades possibilitam apreender de maneira diferenciada a dinâmica do trabalho em saúde e os impasses postos a efetivação dos princípios dos Sistema Único de Saúde inscritos pela Reforma Sanitária, tal como analisamos anteriormente. 

     

  • Políticas Sociais, Direitos Humanos e Políticas Afirmativas
    v. 1 n. 3 (2024)

    É com grande entusiasmo que apresentamos a mais recente edição da nossa revista, dedicada a explorar as relações entre Direitos Humanos e Políticas Afirmativas na sociedade contemporânea, onde buscamos, alinhados às premissas democráticas e interdisciplinares, trazer ao debate perspectivas enriquecedoras para orientar a formulação, execução e avaliação de políticas sociais.

    Desejamos que esta edição inspire leitores e pesquisadores a aprofundar-se nesse debate fundamental para a construção de sociedades mais equitativas e justas. Que cada artigo e ensaio contribua para o entendimento e aprimoramento das políticas afirmativas, promovendo uma reflexão crítica que transcenda as barreiras do presente, orientando-nos em direção a um futuro mais igualitário e respeitoso com a diversidade humana.

  • Gestão de Políticas Sociais: desafios do cenário atual
    v. 1 n. 2 (2021)

    Nesta edição, traz ao debate o tema: Gestão de Políticas Sociais: desafios do cenário atual. 

    Diante do agravamento da Questão Social e os impactos socioeconômicos  provocados pela pandemia da Covid-19, acentuam-se os desafios profissionais por uma prática efetiva. Exige-se do profissional uma leitura ampliada da realidade social em que estão inseridos os indivíduos, famílias e grupos atendidos por ele cotidianamente. A diversidade de demandas trazidas pelos usuários (as explícitas e as implícitas) traz a necessidade de conhecer a realidade dos mesmos e do coletivo que representam, considerando e articulando aspectos singulares, particulares e universais.

    Para alinharmos os nossos passos com as contínuas mudanças apresentadas, o debate sobre "Gestão de Políticas Sociais: desafios do cenário atual," se coloca como uma perspectiva para desenvolver estratégias e processos de inovação nas organizações, no intuito de contribuir com transformações efetivas nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das políticas sociais.