O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DE PESSOAS COM TEA NA JURISPRUDÊNCIA CÍVEL DO TJRJ
DOI:
https://doi.org/10.24119/artigoserpos.v1i2.41Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Direito à Educação, Formação docente para a diversidadeResumo
Este trabalho insere-se no campo de estudo da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno
do Espectro Autista (TEA). O objetivo foi verifi car, através de uma pesquisa exploratória documental, como o direito
à educação infantil de pessoas com TEA é examinado na jurisprudência cível do Tribunal de Justiça do Estado do
Rio de Janeiro no período de 2012 até julho de 2021. Num primeiro momento procura-se contextualizar os estudos
relacionados à formação docente para a diversidade e o direito à educação, assegurado a todos na Constituição da República
Federativa do Brasil de 1988. A partir dos dados coletados são apresentadas as principais questões examinadas
no Poder Judiciário fl uminense, a saber: “direito a professor mediador” (9 casos), “direito à matrícula” (1 caso), “direito
à renovação de matrícula” (1 caso), direito à sala de recursos especiais (1 caso), e, por fi m, “bloqueio de verba pública
para custear mensalidade em escola de aluno com TEA” (1 caso). A pesquisa demonstrou, a partir dos dados coletados,
as principais questões examinadas no Poder Judiciário fl uminense, relacionados ao direito à educação de pessoa com
Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que o direito ao profi ssional de apoio escolar, chamado popularmente de
mediador ou professor mediador, é a principal demanda submetida ao Poder Judiciário Estadual. O direito à matrícula
decorre do próprio direito à educação, assegurado constitucionalmente. A renovação da matrícula de aluno com TEA
também não pode ser negada, exceto na hipótese de ocorrência de inadimplemento, nos termos da Lei nº 9.870/1999.
O resultado da pesquisa sugere novas inquietações, especialmente no sentido de investigar se as instituições de ensino
promoveram a instalação de sala de recursos multifuncionais para promoção do Atendimento Educacional Especializado
na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Politicas Sociais e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.