O SERVIÇO SOCIAL DO HOSPITAL DO CÂNCER I FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Fernanda Sofieti Netto Instituto Nacional do Câncer
  • Cecília Maria Valter da Costa
  • Fabiana Felix Ribeiro
  • Renata Cristina Mendes Lima

DOI:

https://doi.org/10.24119/artigoserpos.v1i2.32

Palavras-chave:

COVID-19, Serviço Social, Oncologia

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada no ano de 2020 com parte da equipe do Serviço Social do Hospital do Câncer I (HC I), uma das unidades do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O objetivo era analisar a atuação das assistentes sociais durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), refletindo sobre as mudanças na rotina hospitalar, bem como identificar as principais demandas e as respostas da categoria. A pesquisa é qualitativa e a referência teórico-metodológica tem como base o método crítico dialético. Concluiu-se que, houve a piora na qualidade de vida dos usuários, que buscaram ainda mais pelos atendimentos e o Serviço Social, apesar de ter agregado novas tarefas, manteve a defesa de suas atribuições privativas e competências profissionais.

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Publicado

2021-11-18